sexta-feira, 30 de março de 2012

Filosofia

Mito: Em grego significa lenda. O mito foi usado pelos povos antigos para explicar a realidade (tudo o que acontecia), fenômenos naturais e sociais, e também para educar a sociedade através das consequências mostrada nas histórias. O mito era transmitido pela fala, uma pessoa ia passando para a outra, por isso que existem várias versões para o mesmo mito. Usava a religião para explicar os acontecimentos (deuses, heróis). O mito e a ciência não fazem parte da mesma coisa, ele não precisa ser comprovado, ninguém o questiona, a razão não esta presente nele. Exemplos: Mito de Édipo, de Pandora, Prometeu, entre outros. 


Logos: O homem abandonou o mito e agora usa a razão para justificar as coisas, ele  quer buscar provas na ciência para os acontecimentos, e tem liberdade para isso. 


Cosmogonia: São as lendas e teorias sobre a criação do universo, baseadas na religião, mitologia e ciência. Exemplo: Teoria Criacionista, Big Bang...


Hermenêutica: É um ramo que estuda a interpretação. A hermenêutica tradicional estuda a interpretação de textos escritos e a hermenêutica moderna, ou contemporânea,estuda não somente textos escritos, mas tudo que há processos interpretativos, como textos não verbais (charges). 


Teogonia: Poema escrito por Hesíodo, que fala sobre o mito cosmogônico (a origem do mundo) dos gregos, eles acreditam que os deuses criaram o universo e na parte final do poema aparece a criação dos heróis, através do envolvimento de deuses com homens.


Tales de Mileto: 1º filosofo. Ele explica a origem do mundo através da ciência e não da religião.  Acreditava que tudo se originou por causa da água. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar!