sexta-feira, 11 de maio de 2012

História

EGITO

O Egito era dividido em NOMOS autônomos. (nomos é como se fosse bairros, só que cada nomos tinha um chefe) Então o Rei Menés fez a unificação desses nomos e se tornou o primeiro faraó.  A economia era baseada na agricultura, eram politeístas.  No novo império uma mulher foi faraó pela primeira vez. Os camponeses que construíam as obras públicas, piramides, e não eram escravos pois eram pagos com produtos e outro nome para camponeses é felás. Os sacerdotes, militares e escribas eram parte da nobreza, criaram o calendário solar através dos estudos da astronomia e sua literatura só se baseava em temas religiosos.

MESOPOTÂMIA

Era uma região de planícies abertas e por isso muitos povos dominaram, como os sumérios, acádios, assírios e babilônios.
Os primeiros foram os sumérios, criadores da escrita cuneiforme, construíam templos grandiosos ou zigurates.
Babilônia: governada por Hamurábi que criou o primeiro código de leis escritas.
Nabucodonosor foi o último governante, antes do território ser invadido pelos persas, ele construiu várias obras grandiosas, como os Jardins Suspensos (1 das 7 maravilhas do mundo antigo).
Tinham religião politeísta.

HEBREUS

Cristãos monoteístas. Os hebreus eram nômades, pastores, agricultores e seu primeiro patriarca foi Abraão, os guiando para a Palestina. Depois Jacó os levou para o Egito e Moisés os levou para a Palestina. Saul foi o primeiro rei. Os hebreus tomaram Jerusalém e mais na frente passaram a ser chamados de judeus.
Diáspora: dispersão dos judeus pelo mundo.  A ONU criou o Estado de Israel e concentrou a maioria dos judeus lá.

FENÍCIOS

Ficavam no atual Líbano, eram politeístas, desenvolveram um forte comércio marítimo e desenvolvimento naval. Criaram um alfabeto fonético de 22 letras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar!