terça-feira, 17 de julho de 2012

Biologia

Cadeia Alimentar




Produtores: são seres autótrofos (que produzem seu próprio alimento).
Podem ser fotossintetizantes (usam a energia do sol para obter a glicose) e quimiossintetizantes (utilizam energia química ao invés de luminosa- do sol-).  Os produtores servem de energia para os consumidores primários.

Comparada à fotossíntese, a taxa de produção na quimiossíntese é muito pequena. Porém é muito importante para o ciclo do nitrogênio, onde o nitrogênio é fixado no solo ou nas plantas.

- O consumidor secundário será aquele que se alimentará do primário, e o último será os decompositores. 
Consumidores: Nesse nível trófico estão os detritívoros – animais que se alimentam de restos orgânicos. Ex: urubus, abutres, hienas, moscas, etc.

Os decompositores reciclam a matéria orgânica, recomeçando o ciclo (ex: bactérias, fungos). A transferência desta energia, desde o produtor (organismo autótrofo) até o decompositor, passando por uma série de consumidores é chamada de cadeia alimentar ou cadeia trófica.

Parte da energia potencial da cadeia é perdida sob a forma de calor á cada transferência (apenas 10% da energia é passada de um nível trófico para outro), então quanto menor a cadeia alimentar, mais energia haverá para os organismos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar!