terça-feira, 17 de julho de 2012

Biologia



Fatores bióticos são todos os organismos vivos presentes no ecossistema e suas relações. 
     

Relações:

Competição é uma relação ecológica que ocorre tanto em indivíduos da mesma espécie (intra-específica), quanto em indivíduos de espécies diferentes (interespecífica), onde existe uma disputa de alguma coisa como alimento, água, luminosidade, território, fêmea ou macho.

Protocooperação, ou mutualismo facultativo é uma relação interespecífica onde espécies diferentes se beneficiam mutuamente, não é obrigatória a dependência entre os seres para a sobrevivência. 

Comensalismo  é uma das relações harmônicas interespecíficas (entre indivíduos de espécies diferentes), caracterizada por ser benéfica para uma das partes, sem causar prejuízo para a outra parte, em situações que envolvem alimentos.

Mutualismo  é uma das relações harmônicas interespecíficas, na qual ambos se beneficiam, de forma que se tornam dependentes um do outro. Esta relação é chamada por alguns de simbiose obrigatória, pois uma espécie não poderia sobreviver independente da outra.

Inquilinismo é uma relação interespecífica harmônica, porém somente uma espécie é beneficiada e a outra não tem prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar!