segunda-feira, 2 de julho de 2012

Geopolítica

Guerra Fria

A guerra fria foi quando o mundo foi dividido em duas super potencias: capitalismo (EUA) e socialismo (URSS). Não houve um combate bélico, era ideológico-político.
Dentre os acontecimentos históricos que marcaram o fim da Ordem da guerra fria e o início da nova ordem mundial estava a queda do muro de Berlim e o desmembramento da URSS.
Os principais símbolos dessa guerra foi a divisão da Alemanha entre socialismo e capitalismo, o muro de Berlim, Pacto de Varsóvia (aliança militar dos países socialistas), Otan (aliança milita dos países capitalistas) e bipolarização do poder militar.

Bipolaridade: EUA X URSS
Multipolaridade: Muitas potências no poder como EUA, China, França, Rússia, Inglaterra. (esses países também são membros permanentes da ONU).

Guerra do Vietnã: ocorreu no período da guerra fria e foi um confronto bélico! O povo do Vietnã queria se tornar socialista e os EUA foi lá para dar apoio ao governo e segurar essa revolução. A URSS ajudou o povo e apesar dos fortes poderes bélicos, os Estados Unidos perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar!