quarta-feira, 18 de julho de 2012

História

Brasil Colônia   * O branco não significa nada, é problema na configuração


22 de abril de 1500 - descobrimento do Brasil  Pedro Álvares Cabral
O Brasil já tinha sido dividido por Espanha e Portugal seis anos antes (as duas superpotências da época) no Tratado de Tordesilhas.  (PT ficou com o litoral e ES com o resto)


1534- Capitanias Hereditárias:  PT não tinha dinheiro e nem pessoas dispostas para vir povoar o BR, então o rei João III dividiu o território em 15 partes (Capitanias Hereditárias).  Essas partes foram doadas para nobres ou burgueses que deveriam povoar, produzir e proteger. Era passado de pai para filho.


1555- Primeira Invasão Francesa
A França não admite não ter um pedaço do Brasil e invade.


1630- Invasão Holandesa
Invadiram o Brasil em Pernambuco. O militar Maurício de Nassau fica responsável pela administração e traz muitas prosperidades econômicas e culturais para a região. O domínio holandês permanece até a Insurreição Pernambucana (1645- 1654).

1630 a 1640 (auge) - Entradas e Bandeiras
Expedições de desbravamento do interior do país. As entradas eram campanhas do governo e as bandeiras eram particulares. Objetivos: conseguir mão de obra indígena, exploração de metais e combate a resistência dos negros escravizados.


Escravidão de negros
No BR começou com a atividade açucareira e só foi oficialmente extinto em 1888 (Lei Áurea- princesa Isabel).  A lei Eusébio de Queiroz proibiu o tráfego de escravos no BR.

1693- Descoberta de Ouro
O ouro foi descoberto no Paraná, mas as jazidas eram poucas e não teve tanto destaque. As maiores jazidas estavam em Minas Gerais.
Quem extraía o ouro, deveria pagar para a coroa 20% - o quinto.

1789 - Inconfidência Mineira
Ocorreram várias revoltas dos brasileiros contra os portugueses. Essa aconteceu em Minas Gerais e foi por causa da insatisfação dos altos impostos. (derrama era uma cobrança forçada dos impostos) Foi um movimento elitista. Um grupo da elite local decidiu fazer uma revolta separatista (de separação) e foram traídos, todos foram presos e um foi executado: José da Silva Xavier - Tiradentes. (ele era o mais pobre de todos)

1808 - Corte Portuguesa foge para o Brasil 
Napoleão havia imposto um bloqueio comercial da Europa contra a Inglaterra, e PT desrespeitou pois dependia economicamente dos ingleses. Então a FR iria invadir PT e João VI fugiu com sua corte para cá.

1822 - Independência 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar!