sábado, 25 de agosto de 2012

História

República em Roma

O senado continuava a existir e era composto por 300 membros mais velhos das famílias mais ricas. O cargo era vitalício.
Existia a magistratura (funções do executivo e judiciário).
O posto mais importante era o consulado, a centúria escolhia 2 militares patrícios.
Os plebeus não participavam politicamente, eram obrigados a ir para o exército e deixar suas terras. Quando voltavam, precisavam pedir dinheiro emprestado para os patrícios, não conseguiam pagar e se tornavam escravos.
Então foi criado o Tribunato da Plebe, pois a plebe fez revoltas e passou a ter o poder de vetar leis do Senado. Não ficando totalmente satisfeitos, foi estabelecida a Lei das Doze Tábuas, as leis passaram a ser escritas, o que dava mais clareza.
Lei de Canuleia: plebeu agora podia casar com patrício e a escravidão por dívida foi extinta.

Com a instauração da República, Roma deu início a expansão territorial, que se tornou um dos maiores impérios.
Guerras Púnicas: Nessa época, Cartago monopolizava o comércio no Mediterrâneo, então Roma querendo isso começou a lutar e essa guerra teve três fases, até os romanos dominarem o mar.

Roma se tornou povoada e a fome era grande. Para amenizar, os irmãos Tibério e Caio Graco tentaram reformas para favorecer a plebe, defendiam a reforma agrária e a elite ficou brava. Tibério foi assassinado e seu irmão suicidou-se.  A partir de então houve um período de instabilidade. Para conter as revoltas o Estado usava a violência.

Continuação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar!